
Giulia está navegando na web tarde da noite, procurando dicas para ajudá-la a dormir. Ela encontra muitos conselhos online, mas nem todos parecem confiáveis. Você pode ajudá-la a decidir qual resultado é confiável?
Leia as descrições de alguns sites e decida se eles são confiáveis ou não.
Exemplo 1
“Este guia do sono foi escrito pelo Dr. Samuel Kim, neurologista certificado especializado em distúrbios do sono. Foi atualizado pela última vez em maio de 2024 e inclui recomendações específicas para tratar a insônia em adultos acima de 60 anos, apoiadas por estudos clínicos recentes.”
Clique aqui para verificar a resposta correta!ConfiávelAutor claro, credenciais de especialista, data recente e respaldo científico.
Exemplo 2
“Quer dormir perfeitamente e instantaneamente? Clique agora para descobrir um método que eles não querem que você saiba! É rápido, comprovado e totalmente natural!”
Clique aqui para verificar a resposta correta!NÃO ConfiávelSem autor, afirmações vagas, linguagem sensacionalista e tática de clickbait.
Exemplo 3
“Em 5 de maio de 2023, o Instituto Global do Sono publicou recomendações atualizadas para adultos acima de 60 anos. O conselho é baseado em vários estudos revisados por pares e inclui cronogramas detalhados de sono por faixa etária.”
Clique aqui para verificar a resposta correta!ConfiávelOrganização confiável, conselho baseado em pesquisas e data de publicação clara.