Uma história pode ser transmitida em diferentes formas.
Texto – formato simples e acessível que permite descrever em profundidade detalhes importantes e criar uma imagem completa na mente de quem lê. O texto é fácil de compartilhar, pode ser usado em várias plataformas digitais e também pode ser impresso e guardado. Funciona muito bem para registrar memórias e documentar eventos.
Histórias em fotos – todos nós certamente temos muitas fotos pelas quais é possível contar centenas de histórias! Você pode criar a história da sua família, uma linha do tempo fotográfica de eventos importantes da vida e muito mais. As fotos transmitem emoções com força e nos levam a outros tempos e lugares. Além disso, são fáceis de compartilhar nas redes sociais!
Histórias em vídeo – criam um retrato mais vívido, quase caleidoscópico, dos acontecimentos narrados. Você pode gravar vídeos (memórias, sonhos, opiniões etc.) de familiares, amigos ou seus. Também pode fazer transmissões ao vivo no seu videoblog e conversar com pessoas do mundo todo!
Áudio (podcasts) – permitem que as pessoas escutem suas histórias em qualquer lugar, até caminhando na rua ou cozinhando. Esse formato é especialmente adequado para quem, por algum motivo, se sente tímido ou desconfortável diante da câmera.
Os itens acima são formatos básicos, mas existem outros! Infográficos, long-reads interativos, quadrinhos – todos também podem ser usados para contar suas histórias de forma maravilhosa.
Lembre-se: o formato influencia como a história será percebida e qual efeito terá. Por isso, escolha o formato com cuidado!