Introdução
Neste capítulo, vai aprender um pouco sobre discurso de ódio, opiniões e críticas construtivas – o que são e qual é o seu propósito. Esperamos que isto melhore a sua comunicação online.
Explicação
Anna já ouviu falar muito sobre discurso de ódio, mas nunca soube realmente o que significava. Além disso, pensava que as pessoas estavam apenas a partilhar as suas opiniões. Nada mais longe da verdade. Nesta lição, vamos explorar o que é e aprender a comunicar de forma eficaz na Internet.

Discurso de ódio vs opinião
Discurso de ódio e opinião têm significados diferentes. No entanto, para algumas pessoas, é difícil perceber que não estão a expressar uma opinião, mas sim discurso de ódio, insultando os outros e achando que não há nada de errado nisso.
Esperamos que consiga ver a diferença – o discurso de ódio é um ataque pessoal e ofensivo, enquanto uma opinião é a expressão de um ponto de vista individual sem faltar ao respeito a ninguém.
Crítica construtiva
Já sabe o que é discurso de ódio e o que são opiniões. Mas o que é uma crítica construtiva? É uma forma de indicar exatamente onde está o problema e ajudar a corrigi-lo. Não aponta a pessoa como o problema, mas sim a questão em si.
Resolva outra atividade e decida se as frases são críticas construtivas.
É uma crítica construtiva?
Como distinguir discurso de ódio, opinião e crítica construtiva
De forma simples:
- Discurso de ódio é faltar ao respeito e insultar outras pessoas;
- Opinião é partilhar os nossos pensamentos sem ataque pessoal;
- Crítica construtiva é identificar pontos fracos que podem ser melhorados.
Se ainda não consegue distinguir entre discurso de ódio, opinião e crítica construtiva, e como eles podem afetar as nossas vidas, veja este pequeno vídeo.
Esperamos que agora seja mais fácil 😀
Resumo

Muito bem! Nesta lição, aprendeu o que são discurso de ódio, opinião e crítica construtiva. Já sabe como utilizá-los e esperamos que isso melhore a sua comunicação online.
Lembre-se de que atualmente na Internet não é aceitável comentar a aparência de alguém, a menos que esteja a dar uma dica ou que a própria pessoa o tenha pedido. Porquê? É simples – as pessoas querem ser felizes e gostar de si mesmas, independentemente da sua aparência <3 (Aliás, este símbolo significa um coração). Para mais detalhes sobre “BTW” e <3, veja a próxima lição 😀